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Comunicação Institucional

Quais são os métodos e Pesquisas de Comunicação?

Por: Isabela Pimentel3/jan/2024
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Pesquisa de comunicação é um campo vasto e interdisciplinar que abrange uma variedade de métodos e critérios para entender como as mensagens são transmitidas, recebidas e interpretadas em diferentes contextos.

Por ser uma área bem desafiadora, muitos comunicadores ainda desconhecem os princípios e métodos de uma pesquisa de comunicação para embasar o trabalho na fase inicial do planejamento, que é o diagnóstico.

A auditoria de comunicação organizacional é um processo sistêmico, realizado antes do planejamento e que desempenha um papel fundamental na gestão estratégica das organizações.

Nesse sentido, ela envolve a análise e avaliação sistemática das atividades de comunicação de uma empresa, com o objetivo de identificar pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e desafios relacionados à comunicação.

De forma geral, as pesquisas de comunicação se somam a outras auditorias do chamado diagnóstico 360 º ou diagnóstico comunicacional.

O que é diagnóstico comunicacional?

Diagnóstico de comunicação ou ‘diagnóstico comunicacional’ é aquela fase importante, que nos fornece insumos para todo o trabalho posterior de planejamento, mas que, muitas vezes, é considerada ‘perda de tempo’ ou ‘o consultor estar querendo consumir horas de trabalho’. Será mesmo?

Não podemos ver o diagnóstico de comunicação como um gasto ou erro jamais. Isso é um grande problema e falta de visão articulada nas empresas.

Assim, temos um grande desafio, não só ao planejar, mas de vender a importância do trabalho completo de diagnóstico e seu valor estratégico.

Essa fase inicial do diagnóstico comunicacional é uma ‘fotografia’ do momento da organização e ajudará a gerar dados para as etapas seguintes do plano de comunicação integrada.

Assim sendo, além de entender o diagnóstico como uma das possibilidades de pesquisa de comunicação, vamos conhecer outros métodos e abordagens?

Métodos e abordagens de pesquisa comuns no campo da comunicação

Um dos primeiros métodos é a chamada pesquisa qualitativa. Ela consiste na realização de entrevistas individuais ou em grupo para coletar dados qualitativos, ou seja, sobre as percepções, opiniões e experiências das pessoas.

Outra metodologia bem comum é a Observação participante. Os pesquisadores se envolvem ativamente no ambiente que estão estudando, participando e observando eventos e interações.

Além desses tipos, também temos análise de conteúdo, com um exame sistemático de documentos, textos, áudio, vídeo, ou mídia para identificar temas, padrões e tendências.

Existe ainda a Etnografia, ou seja, um Estudo aprofundado de uma cultura ou grupo social, muitas vezes envolvendo uma imersão prolongada no campo.

Não obstante, muitas empresas investem em diversas formas de Pesquisa Quantitativa, que pode ser efetuada com:

  1. Pesquisas por questionário: Coleta de dados por meio de questionários estruturados com perguntas fechadas, permitindo análises estatísticas.
  2. Análise estatística: Utilização de métodos estatísticos para analisar dados quantitativos e identificar relações e tendências.


Além das formas acima apresentadas, também podemos realizar análises de conteúdo de peças, campanhas, vídeos e outros, a fim de ter uma avaliação de como as mensagens de mídia são construídas, distribuídas e consumidas.

Para contextos mais amplos, existem os Estudos de audiência, ou seja, uma investigação das características demográficas, comportamentais e atitudinais do público em relação a certos tipos de mídia.

Pesquisa de comunicação digital e auditoria de redes sociais

A pesquisa de comunicação digital é uma área em crescimento que se concentra nas interações e dinâmicas de comunicação que ocorrem online, em plataformas de mídia social, sites, aplicativos e outras formas de mídia digital.

Essa forma de pesquisa em comunicação consiste na análise de dados gerados nas plataformas de mídia social para compreender tendências, opiniões e interações online.

Lembre-se de que a pesquisa de comunicação digital está em constante evolução devido ao dinamismo da tecnologia e das mídias sociais. É importante acompanhar as tendências atuais e manter-se atualizado com as melhores práticas e métodos de pesquisa nesse campo em constante mudança.

Pesquisa de comunicação interna

Para entender o cenário e clima, podemos aplicar uma pesquisa de Comunicação interna. É um tipo de Pesquisa sobre como as organizações facilitam a comunicação entre seus membros, como funcionários e gerentes.

Outro item a ser auditado é a Comunicação externa, em uma análise das estratégias de comunicação de uma organização com seu público externo, incluindo clientes, acionistas e mídia.

Por fim, não podemos deixar de lado as análises da Cultura organizacional, ou seja, um denso e profundo estudo das normas, valores e símbolos compartilhados dentro de uma organização e como eles afetam a comunicação.

Esses são apenas alguns dos métodos e áreas de pesquisa em comunicação. O campo da comunicação é dinâmico e em constante evolução, com novas abordagens e tecnologias emergindo constantemente para entender e analisar os processos de comunicação.

Que formas de pesquisa de comunicação são utilizadas na sua empresa?

Texto: Isabela Pimentel | Imagem: Laura Philippsen

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